Fábio Happ Botler

Fábio Happ Botler (USP)

Fábio Happ Botler é Professor Doutor no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo desde 2024. De 2018 a 2024 foi Professor Adjunto no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua pesquisa foca em Combinatória e Teoria dos Grafos, unindo técnicas estruturas, extremais, e computacionais. Possui graduação e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2016), e realizou pós-doutorados na Universidade Estadual de Campinas (2016), Universidad de Chile (2017), e Universidad de Valparaíso (2018). Fábio é também um dos autores do livro "Combinatória" (2021) que foi agraciado com o Prêmio Elon Lages Lima em 2023, e é o Guitarrista de uma banda de rock.

Fábio irá apresentar a palestra Decomposições de grafos em caminhos no 1º WBC.

Carla Negri Lintzmayer

Carla Negri Lintzmayer (UFABC)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2016) com período sanduíche na Université de Nantes, França (2015), e pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2017). Desde 2018 é professora adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível 2, e seus interesses de pesquisa se concentram na área de Teoria da Computação, com ênfase em Projeto e Análise de Algoritmos, Otimização Combinatória e Teoria dos Grafos. É atual vice-coordenadora do programa de pós-graduação em computação da UFABC e vice-coordenadora da Comissão Especial em Algoritmos, Combinatória e Otimização (CEACO) da Sociedade Brasileira de Computação. Em 2023, recebeu o Prêmio L'Oréal para Mulheres na Ciência, na área de Matemática.

Carla irá apresentar a palestra Colorações ímpares e livre-de-conflitos no 1º WBC.

Cristiane Maria Sato

Cristiane Maria Sato (UFABC)

É docente na Universidade Federal do ABC. Formou-se no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e no Departamento de Combinatória e Otimização da Universidade de Waterloo. Atua nas áreas de Ciência da Computação Teórica, Otimização, Estruturas Aleatórias e Métodos Probabilísticos.

Cris irá apresentar a palestra Cortes máximos: um encontro de combinatória, otimização contínua e probabilidade no 1º WBC.

Guilherme Oliveira Mota

Guilherme Oliveira Mota (USP)

Guilherme Oliveira Mota é Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da USP desde 2020. Anteriormente, foi professor na UFABC entre 2017 e 2020. Sua pesquisa concentra-se na Combinatória Extremal e Probabilística, e atua também em Teoria de Grafos em geral. Tem graduação (UFC 2006), mestrado (UFC 2008) e doutorado (USP 2013) em Ciência da Computação e seu doutorado teve 12 meses de período sanduíche na Universität Hamburg (UHH) e Technische Universität München (TUM). Realizou pós-doutorado em Ciência da Computação (USP 2013-2014/2016) e em Matemática (UHH e Universität Hamburg-Harburg 2015). É coautor do livro "Combinatória", que recebeu em 2023 o prêmio Elon Lages de Lima, oferecido pela SBM e SBMAC.

Guilherme irá apresentar a palestra Resultados recentes acerca do problema de separação por caminhos no 1º WBC.

Taísa Lopes Martins

Taísa Lopes Martins (UFF)

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado em Matemática pela Universidade de Warwick, Reino Unido. Fez pós doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Taísa é uma das autoras do livro "Combinatória", o qual recebeu em 2023 o prêmio Elon Lages Lima, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Matemática e pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada. É uma pesquisadora da área de Combinatória, atuando principalmente em Combinatória Extremal, Combinatória Probabilística, Teoria de Ramsey, Grafos Aleatórios, e Limites de Objetos Combinatórios.

Taísa ministrará o minicurso Introdução ao Método Probabilístico e Grafos Aleatórios no 1º WBC.

Diana Sasaki

Diana Sasaki (UERJ)

É professora associada do departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vice-chefe do departamento de Matemática Aplicada (IME/UERJ), professora permanente e coordenadora adjunta do programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais (CCOMP/IME/UERJ) e professora permanente do programa de Especialização em Aprendizagem Matemática (IME/UERJ). É membro do Conselho Consultivo da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da UERJ. Vencedora do prêmio Para Mulheres na Ciência 2017 da L'oréal/UNESCO/ABC (Ciências Matemáticas), bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, bolsista Prociência da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado (2021). Possui graduação em Matemática no Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação-COPPE/UFRJ (bolsa da CAPES) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação-COPPE/UFRJ (bolsa do CNPq) com período de doutorado sanduíche no Laboratoire G-SCOP/INPG na França (bolsa da CAPES/COFECUB). Fez pós-doutorado na COPPE/UFRJ (bolsa do CNPq) e na Université Paris-Dauphine na França (bolsa do CNPq). Tem um filho nascido em julho de 2017 e adora dançar e cantar.

Diana participará da Mesa Redonda no 1º WBC.

Claúdia Linhares Sales

Cláudia Linhares Sales (UFC)

Cláudia Linhares Sales possui mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Informatique - Recherche Operationnelle - Université de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (1996). Fez pós-doutorado no INRIA/Sophia-Antipolis, França, em 2006/2007 e na Simon Fraser University, em Vancouver, no Canadá, em 2015/2016. É professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupou o cargo de Diretora Científica da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2010-2011 e 2012-2014. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria dos Grafos e Algoritmos, atuando principalmente nos temas de coloração e decomposição de grafos. É membro do corpo permanente da Linha de Algoritmos do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Coordenou a Comissão Especial e o Grupo de Interesse de Algortimos e Teoria dos Grafos da Comissão Especial de Algoritmos, Combinatória e Otimização da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) entre 2015 e 2019. Participou de Comitês de Avaliação Trienal e Quadrienal da CAPES. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Biênio 2017-2019. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da UFC entre 2018 e 2020 e Secretária da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (Diretoria da SBPC), gestão 2019-2021 e Secretária-Geral da SBPC entre 2021 e 2023. Foi Membro do Comitê de Assessoramento do CNPq, na área de Ciência da Computação entre 2020-2022. Atualmente é Conselheira do Museu Seara da Ciência da UFC e Secretária Geral da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, gestão 2023-2025.

Cláudia participará da Mesa Redonda no 1º WBC.

Luiz Paulo Freire Moreira

Luiz Paulo Freire Moreira (UFPE)

Cearense, doutor pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, atualmente, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Descobriu-se matemático através das Olimpíadas de Matemática, e atualmente colabora com tais iniciativas e seus desdobramentos. Pesquisa em Combinatória Extremal, e tem atuação em especial em Teoria de Ramsey. Nas horas vagas, corre e fala besteira.

Luiz participará da Mesa Redonda no 1º WBC.